
Sabia que no Studio Ghibli Park, localizado em Nagakute na província de Aichi, você encontra uma casa fiel a aquela que aparece no filme “Meu Amigo Totoro”?
A casa da Satsuki e Mei tem cenas marcantes no filme, como as cenas na cozinha, na banheira ou no “escritório” do pai. E esses são uns dos cenários que poderão ser vistos no Ghibli Park.
Inclusive, a casa é a estrutura mais antiga do parque. Sua construção foi projetada e supervisionada pelo Goro Miyazaki, em 2005. Mas para inauguração do Ghibli Park a casa passou por uma reforma e ficou temporariamente fechado para visitas.
Meu Amigo Totoro – Tonari no Totoro

Meu Amigo Totoro é um dos filmes mais queridos pelos fãs do Studio Ghibli. Lançado em 1988, ele foi escrito e dirigido por Hayao Miyazaki.
Primeiramente, Totoro acompanha a história de uma família que se muda para o interior do Japão, em busca de um lugar tranquilo e cercado de ar fresco, onde sua mãe enferma pudesse se recuperar.
Entretanto, o que Satsuki e Mei não esperavam é que com essa mudança elas encontrariam os espíritos da floresta, os quais vão tornar o lugar ainda mais especial.
Obra x A vida de Hayao Miyazaki

O cenário da animação é baseado na cidade de Tokorozawa, na província de Saitama, onde Hayao Miyazaki morava com sua esposa na década de 1960.
Além disso, o hospital onde a mãe de Mei e Satsuki está internada é baseado no Hospital Shin Yamanote, que foi onde a própria mãe do diretor havia sido hospitalizada. Ela esteve no hospital entre 1947 a 1955 para tratar de uma grave tuberculose vertebral.
Vale a pena conhecer?

Em primeiro lugar, o ingresso para conhecer a casa custa ¥1000 para adultos e ¥500 para crianças. As visitas ainda estão bem concorridas, logo, as entradas estão sendo vendidas com três meses de antecedência (com data e horário determinado/escolhido no momento da compra).
Para nossa surpresa, esse foi um passeio muito agradável, Apesar de gostarmos muito do filme, não esperávamos que o cenário fosse tão rico em detalhes.
Os visitantes ficam livres para mexer e interagir com os móveis e objetos da casa. Assim, podemos encontrar talheres nos armários, “comidas” nos potes e blusas no guarda-roupas. É como se alguém realmente morasse naquela casa!
Indubitavelmente, foi muito legal poder ver as colunas de madeira “podres”, o balde com furo e o ofurô onde a família se une para tentar espantar os “fantasmas” que vivem na casa.

Dessa forma, recomendo que assistam o “Meu Amigo Totoro” antes de conhecer a casa, pois assim poderão aproveitar muito mais o passeio. A casa é muito rica em detalhes, aproveite ela e explore ao máximo, com certeza você irá se surpreender com cada descoberta.
